Quem somos2019-03-14T16:07:45+02:00

Quem Somos

As Três Fases do projeto de cidadania Italiana

O projeto de cidadania italiana é dividido em Três Fases, que se complementam

Antes da sua vinda a Itália nesta etapa trabalhamos para garantir que sua chegada aqui na Itália seja tranquila e que você possa encontrar todos os recursos necessários para a obtenção da sua cidadania. Ao nos contratar já teremos feito boa parte do seu processo, e quando chegar aqui, você terá:

– Uma vaga num apartamento italiano, que oferecerá as condições necessárias estabelecidas pelas leis italianas, garantindo a você o direito de solicitar sua inscrição anagrafica (residência) neste imóvel;
– Todos os documentos necessários para a sua residência já prontos e preenchidos;
– Terá recebido por email um documento chamado Carta Di Ospitalità (carta de hospitalidade), que é um documento que garante a sua entrada no país.
– Receberá também um check-list para não esquecer nada importante, e junto com ele instruções detalhadas sobre o que dizer às autoridades, quais os documentos necessários e como proceder na imigração para que tudo aconteça de forma tranquila!

Atenção: eu trabalho com vagas limitadas e por isso todas as nossas turmas são fechadas com bastante antecedência. Quanto antes você me informar da sua vinda, maiores serão as chances de ter uma vaga disponível para te receber.

A sua chegada na Itália Trabalhamos em pequenas cidades na Lombardia, região norte da Itália, portanto você deve comprar sua passagem com destino ao aeroporto di Milano – MXP. Lá estaremos te esperando na área de desembarque e te levaremos até o local onde você irá morar durante o seu processo. Se você desembarcar em outro aeroporto (não aconselhado), enviaremos a você um mapa e as coordenadas sobre como chegar na estação de trem de Milano;

– Seu Processo de Reconhecimento propriamente dito Esta etapa é composta por 7 fases distintas:
1. Leitura do contrato
2. Comunicação de entrada no imóvel às autoridades
3. Declaração de presença e CPF Italiano (se necessário)
4. Pedido de residência
5. Protocolo dos documentos no comune
6. Finalização do processo
7. Emissão e retirada da carteira de identidade italiana e certidões civis de nascimento e casamento “se o requerente for casado(a)”

Abaixo detalhamos a você cada uma destas fases:

1) A primeira coisa que faremos após a sua chegada por aqui, será a leitura do Contrato de Prestação de Serviços da Nostra Gente. Este é um compromisso entre nós e nossos clientes: a transparência dos nossos serviços, documentada em todas as etapas do seu processo.

2) Após a leitura e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços, receberemos seus documentos (certidões e seu passaporte com o carimbo de entrada na Europa) para que possamos começar a parte burocrática propriamente dita do seu processo. Em seguida faremos uma comunicação às autoridades que estamos te hospedando em nosso apartamento, deixando um documento com a fotocópia do seu passaporte na sede da delegacia de polícia da cidade onde você realizará a pratica.

3) Caso você tenha feito escala em algum outro país da Europa antes de chegar na Itália ***Não Recomendado*** (Ex. Espanha, Portugal, França, Holanda, Alemanha, etc.) iremos a delegacia de polícia (Questura) e faremos a sua Declaração de Presença (Dichiarazione di Presenza) que é um documento obrigatório à todos que chegam à Itália por um país pertencente ao Espaço Schengen. Neste caso você precisará trazer um seguro-saúde qualquer em seu nome. Por outro lado, vindo com voo direto do Brasil, Irlanda, Inglaterra, Australia ou Estados Unidos, não será necessário fazer a declaração acima.

4) Após feitas as declarações, caso seja necessário na cidade onde você residirá, faremos também o seu CPF italiano. Com seu passaporte em mãos, o CPF italiano e a declaração de presença (caso tenha sido necessário solicitar estes documentos), iremos ao comune e solicitaremos formalmente sua Inscrição anagrafica (residência). Este é um dos procedimentos mais importantes e difíceis, porque após solicitarmos sua residência, você não poderá sair de casa durante o dia. Isso deve-se ao fato que o comune enviará o vigile urbano (guarda municipal) até a casa para confirmar se você realmente mora lá. Caso ele passe e você não esteja em casa, seu processo demorará mais do que o necessário, portanto você DEVE permanecer em casa. O prazo normal para a espera do vigile é de ate 45 dias, mas já houveram clientes que esperaram 20 dias, outros aguardaram 10 dias e houve até mesmo quem esperou apenas um dia, portanto não existe um padrão definido: venha preparado para esperar 45 dias.

5) Após a visita de confirmação acima descrita, a prefeitura inserirá o seu nome no cadastro de residentes. Uma vez feita esta inserção – que geralmente leva 10 dias – nós iremos ao comune para protocolar os seus documentos originais e faremos também o Pedido Oficial de Reconhecimento da sua Cidadania Italiana. Este pedido será redigido por nós de acordo com o modelo oficial, contendo sua assinatura e a fotocópia do seu passaporte. Com a sua residência confirmada e com todos os seus documentos em mãos, o Oficial de Stato Civile enviará ao Consulado Italiano da circunscrição onde você morava e legalizou seus documentos, o pedido de non rinuncia. Veja o tempo que cada consulado responde (em média) atualmente: Se o seu processo contém documentos de mais de uma circunscrição, a non rinuncia será pedida a todos os consulados envolvidos.

Tempo medio de resposta da non renuncia de cada consulado no Brasil com base em estatisticas do ano de 2018
São Paulo – 45 dias, Porto Alegre – 45 dias, Curitiba – 45 dias, Rio de Janeiro – 45 dias, Belo Horizonte – 50 dias, Recife – 45 dias, Brasilia – 50 dias

6) Após a chegada da resposta do consulado, o comune inicia a etapa de finalização do seu processo. Nesta etapa o oficial transcreverá para o Livro de Registro de Nascimentos do comune todo o conteúdo da sua certidão de nascimento e caso você seja casado, será transcrito também o conteúdo da sua certidão de casamento.
Após este procedimento, será entregue à você uma cópia dos seguintes documentos:
– Estratto di Nascita (Certidão de Nascimento)
– Estratto di Matrimonio (Certidão de Casamento)

7) Neste momento você poderá fazer a sua carta d’identità italiana!

8) HORA DE COMEMORAR: VOCÊ É CIDADÃO ITALIANO

Nossos imóveis e acomodações

Uma das maiores dificuldades encontradas aqui na Itália é arrumar um lugar idôneo para realizar a prática. Aqui, ao contrário de outros países, “residência” é algo muito sério e cada vez que uma pessoa (seja ela italiana ou estrangeira) muda-se de casa, deve comunicar às autoridades italianas sobre esta mudança. Contratando os nossos serviços você não terá este tipo de preocupação, pois antes mesmo de você chegar aqui já terá um lugar te esperando, dotado de todas as condições necessárias para o pedido de residência, de acordo com as regras estabelecidas.

Você será acomodado em um quarto duplo ou triplo, dividido por sexo (em nenhuma hipótese será acomodado com pessoas do sexo oposto, a menos que seja um pedido direto do cliente, no caso de familiares, por exemplo) e terá todas as condições higiênico-sanitárias para viver tranquilamente durante todo o período que durar seu processo
Você não terá que se mudar, ou procurar outro local para viver caso queira permanecer na Italia durante todo o período do seu processo. Todas as casas e apartamento utilizados pela Nostra Gente  são imóveis onde antes viviam famílias italianas, e hoje são utilizados exclusivamente por nós para nossos clientes que estão realizando o processo de cidadania, portanto você viverá em um local bem cuidado, limpo e decente. Não trabalhamos com alojamentos, galpões ou algo do gênero e em nenhum dos nossos imóveis vivem mais do que seis pessoas, portanto fique tranquilo que diferente de muitos lugares onde vivem dezenas de pessoas amontoadas, você viverá em um local maravilhoso sob o sol da Italia. Todas as nossas casas são dotadas de TV, utensílios de cozinha (talheres, panelas, pratos, copos,etc) forno, fogão, máquina de lavar roupa, geladeira, tábua e ferro de passar e demais eletrodomésticos para que você tenha uma estadia perfeita durante seu processo de cidadania. Além disso, em todos os nosso imóveis disponibilizamos gratuitamente internet Wireless em alta velocidade para todos os clientes, portanto, traga seu computador portátil ou tablet.

Sua única preocupação é não esquecer de trazer seus objetos pessoais como:
– Toalhas de banho;
– Roupas de Cama (somente fronhas e lençóis, pois o quarto já tem cobertor e travesseiro);
– Produtos de higiene pessoal;
– Adaptador de tomadas –

Pessoas estranhas no processo

Aqui na Nostra Gente é absolutamente impossível vir com pessoas estranhas ou filhos menores ao processo de reconhecimento. Não podemos receber qualquer pessoa que não seja o próprio requerente para o processo de cidadania em nossas instalações, pois toda a nossa infra-estrutura é exclusiva para a prática da cidadania e que já foram homologadas pelos órgãos públicos italianos, de acordo com a legislação em vigor Inclusive consta no contrato de aluguel que temos com os proprietários que jamais introduziremos nos imóveis pessoas que não estejam com os próprios documentos para a realização do processo, tais como cônjuges, filhos menores e/ou quaisquer outras pessoas estranhas ao processo. Muitos confundem a viagem para a prática de reconhecimento com outros fins, como turismo ou estudos e isso não é possível! Lembre-se que você receberá a visita de um guarda municipal, que controlará não apenas a sua presença, mas também verificará se o imóvel comporta o número de pessoas declarado. Se ele chegar e encontrar pessoas estranhas, não só não irá confirmar a residência mas também terá que comunicar às outras autoridades que ali se encontram mais pessoas do que o número permitido, com a respectiva denúncia formal.

Importante: Não posso garantir os tempos estimados, pois isso depende do trabalho e da disponibilidade dos funcionários públicos italianos e principalmente do tempo de resposta dos consulados italianos do Brasil. Portanto reitero que podem ocorrer atrasos por motivo de força maior ao meu trabalho, como citados ao longo desta pagina.

Recibos e Faturas

Assim como no Brasil, aqui na Itália a sonegação de impostos é crime!!! A última coisa que você vai querer é que durante seu processo de cidadania seu consultor desapareça e depois descubra que ele foi preso por não pagar taxas e imposto: acreditem, não são poucos os casos em que isso acontece, pois infelizmente existem muitas pessoas que dizem trabalhar com cidadania italiana que pensam que é possível dar o famoso “jeitinho brasileiro” aqui na Itália. Eu ja ajudei muitoasNos cansamos de ajudar pessoas cujos “assessores” voltaram para o Brasil, ou fugiram para outros países quando o fisco italiano descobriu que estavam burlando o sistema tributário e deixando seus clientes abandonados à própria sorte, e você, cliente da Nostra Gente jamais vai passar por situação semelhante: em nenhuma hipótese será efetuada a prestação de serviço sem a emissão da fatura para o cliente!!!

TRABALHO JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

Meu trabalho é claro e honesto junto aos comunes. Como são repartições públicas, meu principal objetivo é de sempre respeitar os horários e o tempo dos oficiais e demais funcionários. Como sempre trato todos com respeito, o trabalho flui sem problemas. Outra preocupação que tenho é de não sobrecarregar os comunes, por isso trabalho em vários deles. Um comune italiano não trabalha somente com cidadania, os oficiais ocupam-se com outras coisas e até o momento nunca tive problemas com eles, exatamente por respeitar os limites e entender como funcionam os procedimentos internos. Atualmente muitos comunes da Itália vivem num clima “anti-cidadania”, receberam “ondas de brasileiros”, muitos com documentos falsos e incorretos. Um caso típico é Verona, que realiza apenas 12 casos de cidadania por mês: se um brasileiro chega lá hoje, pega uma senha para retornar dentro de 8 meses para apresentar seus documentos. A região de Treviso faz de tudo para dificultar o pedido de permesso di soggiorno para brasileiros. Savona e Novara estão sob investigação policial pela descoberta de documentos falsos apresentados por picaretas pseudo-assessores brasileiros, Bergamo é descaradamente racista e faz de tudo para dificultar o direito dos ítalo-brasileiros, entre tantos outros comunes, geralmente localizados no norte da Itália. Nos comunes onde trabalho não tenho nenhum destes problemas, exatamente porque mantenho ótimas relações com os órgãos e também por exigir dos meus clientes o mesmo cuidado e respeito. O processo é uma longa espera, portanto venha preparado para isso!
A Itália é muito diferente de outros países em diversos aspectos. Muitas vezes você terá a visão que a Itália é “parada”. Alguns exemplos que podemos citar: – Aqui existe a “pausa pranzo” que é a parada após o almoço para descanso. Tudo praticamente pára no intervalo entre 13h00 e 16h00. Se você sai na rua neste intervalo muito provavelmente achará que as cidades tornaram-se cidades fantasmas. – Os órgãos públicos funcionam somente na parte da manhã, em horários que variam das 08h00 as 13h00. A burocracia é um dos aspectos que mais lembram o Brasil: existe sempre um guichê onde você tem que se dirigir… – Os clientes que mais sofrem aqui são aqueles que vêm da Irlanda, Inglaterra ou Estados Unidos, pois vêm de um ritmo frenético de trabalho e quando chegam aqui encontram outro ritmo: o italiano preza muito pela qualidade de vida, por aqui não existe pressa. Tragam livros, filmes e mais livros para ajudar no momento de espera.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO

É imprescindível que você tenha um meio para se comunicar conosco e por isso exigimos que todos os nossos clientes tenham um número de telefone válido aqui na Itália para eventuais problemas. Traga um celular desbloqueado do Brasil, pois logo que chegar compraremos um chip de celular italiano. O valor do chip é 20 euros e geralmente já vem com 20 euros de crédito. Existem diversas operadoras que dispõem de promoções para ligar para o Brasil entre 8 e 15 centavos o minuto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu sei que estas informaçoes é longa, porém ao escrevê-la procurei ser extremamente transparente e passar o maior número de informações possíveis para que você não tenha nenhuma dúvida ao contratar meus serviços.

Meu principal objetivo é fazer com que você não tenha que passar pelos percalços que eu passei (caso não saiba da minha história vai la no Youtube que te conto). Um grande abraço e espero que em breve possamos estar juntos aqui na Italia comemorando a sua sonhada cidadania italiana

Entre em contato e inicie agora o seu processo de cidadania italiana

Areas de atuação

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.